”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Finalmente o primeiro post sobre críticas de livros no blog! Estava muito ansioso por iniciar esse tipo de postagem, porque além de um novo layout que o Pode Crer Parreira encontra (nova categoria Livros), essas obras que eu a partir de hoje, irei resenhar, realmente são de grande importância. Apesar de não ser uma pessoa extremamente viciada, a leitura é um dos meus hábitos mais atuais, e sempre que inicio um livro, acompanho até o final.
E pelo primeiro post sobre a crítica, dedico à um dos últimos livros que li: "O Preço de uma Lição." Além de muito fã de um dos autores do livro Federico Devito, tive a sorte de receber a obra autografada e apesar de não ser um livro muito atual (tem uma linguagem bem diferenciada), trata-se de um romance com valores sociais e indiferenças...
O Preço de uma Lição conta a história de um garoto (não sendo citado o nome em momento nenhum por ser em primeira pessoa) na parte mais complicada de sua adolescência. Charmoso, simpático e amigável, ele tem de tudo para ser uma pessoa normal. Porém, não entende como faz as pessoas ficarem tão decepcionadas.. Após vários relacionamentos frustantes de sua vida, ele decide se "aposentar" da vida com as garotas, e passa a fazer novas amizades, viajar, e consequentemente, descobrir novas experiências de vida. Num churrasco com a vida, o garoto conhece Juliana, uma menina que "os olhos nunca se encontraram com algo mais perfeito". Apaixonado pela menina 5 anos mais velha que ele, os dois passam a ter uma ótima amizade, e depois de um tempinho, puft! Entra em um relacionamento fortíssimo!
Uma das características que mais me impressionaram na obra foi o fato dos autores conseguirem escrever de uma forma bastante realista de como é a vida masculina, mesmo focando em cenas mais sentimentalistas como sofrer por amor, mas também como amizade, primeiro emprego, as gírias masculinas, todas focadas em linguagem de meninos adolescentes.
A partir dos capítulos com o namoro de Juliana e o garoto, vários acontecimentos se passam e transformam o relacionamento numa tempestade, como mudanças, ex-namoradas e como sempre o que garoto não entende, pelo motivo de sempre saber decepcionar alguém, e infelizmente esse tipo de trajetória não é mostrada muito bem para os leitores. Essas mudanças criam um tipo de leitura cansativa, como se em 3 folhas explicarem um acontecimento monótomo e sem relevância nenhuma, mas coisas relevantes não se encontram lentamente, e sim em 3 linhas. Um exemplo dessa leitura cansativa é representada pelo fato da obra ter muito mais diálogo do que a prosa em si, e alguns leitores gostam, mas outros não (como eu rs).
Mesmo mostrando esse tipo de falha, O Preço de uma Lição não é um desastre como já viram. Todo o enredo é bem interessante, (até possui um final surpreendente) e é recomendável. O segundo livro do Federico intitulado "Mais uma Chance" é uma das minhas propostas para 2014 e espero que dê para resenhá-lo futuramente, pois vale a pena!
Às vezes, amar não basta..