Loading...

O Guia do Mochileiro das Galáxias

COMPARTILHE!

Você acorda na sua casa que é abandonada de todos os bairros e percebe que ela está prestes a ser demolida para construir um desvio, e ainda vê um velho amigo preocupado, dizendo que os dois precisam de sair daquele lugar nesse instante, e confie nele acima de tudo. Se interessou pela história? "Não entre em pânico!" 

O gênio Douglas Adams criou esse início e mais 5 obras publicadas chamado "O Guia do Mochileiro das Galáxias" trazendo para o jovens a irônica história de Arthur Dent e Ford Prefect. Esses dois caras são grandes amigos, mas um deles, Ford é um alienígena e após a Terra ter sido destruída, eles sobrevivem e se metem em várias confusões no exterior galáctico fictício. 

Os livros são marcas especiais do autor, por ter um enredo super interessante, e a facilidade dele de colocar humor e ironia nisso. Para ter uma ideia, Douglas começou a escrevê-los em 1978, mas acredito eu, que praticamente nenhum livro lançado a mais tempo, sintonize de maneira tão prática à atualmente. 

Mas como tudo começou? Douglas iniciou ao criar uma rádio-novela intitulada "Guia das Galáxias" e só após finalizá-la, ele trouxe a história escrita. Em 1978, foi publicado o primeiro livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias" muito criticado na época por se tratar de uma ficção bastante complexa e irônica, já que tudo é rodado em pensamentos humorísticos do autor, como por exemplo o fato de um planeta galáctico acreditar que o universo surgiu de um espirro de Deus, e por isso eles rezarem com o nariz pra cima. (Quanta criatividade né?!)

Após o lançamento de mais quatro continuações, em 1981 começaram as gravações da primeira filmagem com a obra. A série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" foi exibida pela BBC e teve 6 episódios de uma única temporada sobre a história galáctica. 


Toda a série foi elogiada até pelo autor por retratar toda a energia dos livros, desde o figurino até o cenário em que se passa. Porém ela encerrou em 1983 e deixou o registro dos mochileiros esquecido por muito tempo. Mas, em 2005 foi lançado um filme muito bem encenado, com o mesmo título e história. Dirigido por Garth Jennings, "O Guia do Mochileiro das Galáxias" é um dos filmes mais fieis atualmente, pelo menos é o que eu imagino. Para quem leu todos os livros como eu, e após isso, viu a versão de 2005, sabe do que eu estou falando. Para você que acha que os filmes não possuem nem metade da obra literária, GDMDG se baseia de uma ótima forma, além de adaptar o humor nas telonas muito bem. Porém tudo que é bastante não cai bem para o público. Quer saber mais sobre o filme? Terá uma resenha especial só para ele, em breve o link estará disponível.. 


 Os cinco livros que Douglas Adams publicou são considerados indispensáveis para as pessoas que no caso, são apaixonadas por ficção científica. Toda a história é retratada em uma leitura muito divertida pelas suas ironias e ao mesmo tempo inteligente, com vários personagens e confusões de Arthur e seus amigos. A Terra está para acabar daqui a mais tempo, porém não é desprovável que alguma espécie galáctica o destrua. Caso aconteça, "não entre em pânico". Pegue sua toalha, suba na nave e deixe o resto do auxílio com o seu livro, afinal, "qual espécie não possui um guia em sua mochila?". 


Tags: ,

Escrito por

Caio Parreira, 15 anos. Passa metade do seu dia ouvindo música, principalmente pop ou indie. Apaixonado por computação e história, está sempre com uma ideia maluca na cabeça para criar em seu site. E aí, que filme vamos ver hoje?