Em alguns livros que você lê durante sua vida, se surpreende de maneira tão grande que as vezes chega a superar as mais altas expectativas. Com "As Vantagens de ser Invisível" foi assim!
Depois de tanta curiosidade para conhecer a obra escrita após ter visto o longa, realmente me surpreendi com o talento literário de Stephen Chbosky. Já tinha lido várias resenhas do livro e não estava criando bons elogios na cabeça, por descobrir que é uma escrita simplória, com um garoto de 15 anos descrevendo sua vida como num diário, e me decepcionei um pouco, pois achei que não seria uma boa leitura. E eu não poderia estar mais enganado! O autor conseguiu me encantar com a inocência e sinceridade de Charlie, me fez rir e sofrer ao mesmo tempo com cada um dos personagens e principalmente criar uma história tão real que realmente me fez acreditar que "podemos ser infinitos".
"As Vantagens de ser Invísivel" é um livro complexo, mas fácil de ler. Não é do tipo prazeroso, mas sim usado para refletir (e muito!). Lendo-o, você consegue sentir todos os sentimentos do protagonista, pensar em cada ocasião apresentada e no final tirar as lições que o livro resume para toda a vida. Além disso, a temática é tão antiga e se encaixa perfeitamente com os dias atuais, que você realmente gostaria de estar junto do "grupo de deslocados". Os personagens de Chbosky são tão reais que você em alguns momentos até reconhece pessoas que estão com você hoje em dia, como "Eu tenho um amigo como o Patrick". Todos eles, loucos e espontâneos, dão os sentimentos para a obra inteligente, delicada e muitas vezes, dura.
O livro em 2011 ganhou sua versão cinematográfica abrangendo um grande sucesso que inclusive atraiu uma legião de fãs para o livro ainda desconhecido por muitos. Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller dão vida aos personagens principais e por incrível que pareça, são a personificação perfeita deles. Eu realmente não conseguiria imaginar um Patrick tão real como Ezra Miller encenou, de forma animada e espontânea, ou como Logan criou Charlie, sempre tímido e inseguro. Caso você nunca tenha visto, está perdendo tempo, pois o longa dá SHOW em roteiro, fotografia e tudo mais!
Não é atoa que "As Vantagens de ser Invísivel" é um dos meus livros e filmes preferidos. Tanto seguindo o indie atual que eu particularmente adoro, são raras vezes que você encontra obras que se comunicam diretamente com o público de maneira honesta. Não mostra um garoto popular, ou um garoto bonitão entrando no colegial, mas sim um adolescente de 15 anos depressivo, cheio de problemas e vivendo com medo do passado e presente. Pode ter certeza, quem conhece, deixa passe livre para a lista de favoritos!