Loading...

(Álbum) 1989

COMPARTILHE!

Taylor Swift, o compositor que construiu um império mesmo sendo jovem, não é tímido sobre o fato de que ela está ficando mais velha. Ela bateu seu ano de nascimento direto na capa de seu quinto álbum intitulado "1989", desafiando você a fazer a matemática. Agora que é possível falar que a cantora desde os 20 anos possui a atenção dos críticos - ela completa 25 anos em 13 de dezembro - Swift lança 1989, uma obra nova cheia de pop arriscados que falam bruscamente para a condição milenar.


Lançamento: 27 de outubro de 2014
Gravadora: Big Machine Records
Duração: 48:41
Gênero: Pop
Capa original:

O que há sobre a música de Swift que faz com que ela seja escolhida desta forma? À primeira vista, seu quinto álbum não oferece quaisquer respostas óbvias. 1989 tem sido amplamente impulsionado como sendo o primeiro álbum pop puro da moça, o registro em que ela, finalmente, retira-se dos últimos vestígios musicais remanescentes de suas raízes como uma estrela de Nashville adolescente. Mas isso não quer dizer muito, já que você precisaria de um microscópio eletrônico para detectar quaisquer últimos vestígios remanescentes dessas raízes em seu antecessor, "Red". 

Agora, Swift se mudou de Nashville para Nova York e derramou todo último gene do país que lhe restava. 1989 é uma potência pop glitzed-up sobre a vida na cidade grande, deixando o antigo para trás, e, sim, namorando pessoas que você provavelmente não deveria estar namorando. Não é que Swift cometeu os mesmos erros que ela prometeu a si mesma que iria parar de fazer em "I  Knew You Were Trouble"; é mais como ela está aceitando que cometer erros é uma parte necessária da grande charada que chamam de vida adulta.

"Welcome to New York", o terceiro single de 1989 e abertura do álbum, chega a mais de iluminado perímetro de Manhattan. É uma música fácil zombar - Nova York não tem sido realmente legal desde pelo menos 1989, e a ideia de que uma cidade como essa poderia estar esperando por você de braços abertos parece uma ideia ingênua. Mas Swift sugere que ela não está falando de Nova York a localização, mas Nova York a ideia - um playground aspiracional sempre situado um pouco fora de alcance.

 "We first dropped our bags on apartment floors/ Took our broken hearts, put them in a drawer,” she sings. If you’ve ever run so far away from who you used to be that you ended up in a whole new city, you get what she means." 

Suas composições são tão consistentemente afiadas como nunca. Seus pontos fortes nunca mentiram sobre todo seu alcance, mas para sua nova onda de synthpop, onde ela agora define seus dramas tudo fica muito mais belo.  Ela usa sua voz como um tiro, despejando indiretas e linhas de desembarque como "Darling, I’m a nightmare dressed like a daydream". 


"Shake It Off "não é apenas uma porta de entrada para um material muito melhor. Ele tem um objetivo secundário, levando para trás uma narrativa esfarrapada. Swift assim, cria várias letras objetivas que deixam seu passado caipira a desejar. Ela é a ex-namorada que está com medo de chamar, como você dirige passado seu lugar tarde da noite ("I Wish You Would"). Ela é a atual namorada, que vai vê-lo através de um acidente com risco de vida, mesmo que ela está pronta para terminar com o imbecil já há algum tempo ("Out of the Woods"). Ela é a amiga abandonada, respondendo a uma traição com bile e uma melodia killer ("Bad Blood"). Ela é a devoradora de homens, um "pesadelo vestido como um devaneio", acrescentando seu próximo alvo em uma "longa lista de ex-amantes" com uma caneta click-vicioso ("Blank Space").

1989 é um disco pop fabuloso. Não é perfeito (Sim, eu estou olhando para você "New Romane", e você também "This Love".) Mas ele vem tão perto de perfeito (coloque "Style" e repita algumas vezes, e veja se ainda discorda). que algumas faixas você passa até a aceitar. Quantas vezes nós tropeçamos em um material com perfeição, afinal? 1989 teria sido tão impressionante há trinta anos, contra uma concorrência muito mais feroz. É também a prova de que um compositor especialista, alguém que passa a cantar e dançar (um pouco menos habilmente), pode governar nossas cartas sombrias. Taylor Swift está em cima de nomes que não se preocuparam em aprender e depois esquecer. Se você não obteu a cópia de 1989, está apenas perdendo uma parte da indústria musical atual.


Tags:

Escrito por

Caio Parreira, 15 anos. Passa metade do seu dia ouvindo música, principalmente pop ou indie. Apaixonado por computação e história, está sempre com uma ideia maluca na cabeça para criar em seu site. E aí, que filme vamos ver hoje?